.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Queimadinha e Feira X terão base de segurança

Durante a inauguração de uma base móvel da Companhia de Ações Especiais do Litoral - CAEL - no município de Santo Estevão, nesta quinta-feira (15) o coronel Adelmário Xavier anunciou que as duas novas bases de segurança de Feira de Santana serão instaladas nos bairros Queimadinha e Feira X.  A ação é parte integrante do programa federal Crack, é possível vencer desenvolvido em parceria com o Estado e com a Prefeitura de Feira de Santana.
De acordo com estatísticas não oficiais, mas levantada por repórteres que cobrem a área policial no município, o bairro Queimadinha registrou em 2012 16 homicídios e terminou o ano em 5º lugar no ranking dos bairros onde ocorreram mais assassinatos, perdendo apenas para Mangabeira (21), Rua Nova (19), Conceição (18) e George Américo (17). Já o Feira X, que segundo o vereador Isaias de Diogo, nos anos de 2009 e 2010, ocupou o 2º lugar entre os considerados mais violentos, não aparece nas estatísticas do repórter Aldo Matos realizada ano passado, considerado pelo próprio repórter como o mais violento dos últimos sete, com 412 homicídios registrados.
Já no primeiro semestre deste ano foram contabilizadas 171 mortes violentas. 17 delas ocorreram entre os bairros Queimadinha e Feira X. No primeiro ocorreram 12 assassinatos e 5 no segundo. No primeiro ranking do ano, o bairro George Américo, onde já tem uma base de segurança comunitária desde o segundo semestre do ano passado, não registrou nenhuma assassinato.
No entanto, já que houve uma redução considerável no número de assassinatos no Feira X ainda que sem a instalação de uma base, a prioridade do governo do Estado deveria investir na construção do equipamento nos bairros Mangabeira, que ano passado registrou o maior número de homicídio e/ou Rua Nova,  que ocupou o segundo lugar. No primeiro semestre deste ano estes mesmos bairros também apresentaram índices preocupantes: Rua Nova permanece em segundo lugar com 10 homicídios e Mangabeira caiu de primeiro para terceiro, com 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário