.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

"Tramóia e malandragem na concorrência do lixo", diz vereador

Os contratos emergenciais e a lentidão para um processo licitatório mais longo em relação à coleta de lixo em Feira de Santana foi o tema do discurso do vereador José Carneiro Rocha (PSL) na sessão de ontem (27). O vereador também cobrou ação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do município para apuração de denúncias ligadas ao lixo. Para Zé Carneiro existe tramóia e malandragem por trás dos fatos.

Foi publicado em edital ontem (27) que a empresa paulista Construban foi a vencedora de mais um contrato emergencial solicitado pela Prefeitura de Feira para realizar a coleta do lixo. Para o parlamentar, contratos emergenciais já estão se tornando viciosos na cidade, o que corrobora com  lentidão da realização de uma licitação com um período de vigência mais longo.

"Já se tornou um vício realizar contratos emergências em Feira, o que acho desnecessário. O lixo em Feira é uma atividade rentável e há interesses de muitos empresários em cuidar do lixo. Acredito inclusive que há uma ligação entre as empresas Construban e Sustentari, ambas são de São Paulo e apresentaram valores muito parecidos na concorrência. A primeira apresentou o valor de R$ 10. 163.000,00 e a segunda R$ 10.183.0000, a diferença é muito pouca. Isso é muito estranho", desconfiou Zé Carneiro.

Ainda em seu discurso, o vereador disse que a Prefeitura deve realizar com urgência uma licitação com o período mais longo, o que reduziria o valor. "Se houvesse uma licitação com o tempo de vigência maior, com certeza os valores seriam menores, Mas, a lei da licitação é falha e permite tramóias e falcatruas", concluiu.  

Zé também  não esqueceu que o ex-engenheiro da Sustenrai, Francisco Viana, já fez graves denúncias sobre a coleta de lixo, mas até o momento nada foi apurado nem mesmo pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais. "O engenheiro já relatou que Feira produz 10 carros de chorume e destes apenas 2 ou 3 são levados à Embsasa. Mas, essa denúncia ainda não foi investigada pela Secretaria de Meio Ambiente. Ainda não ouvi a voz do secretário Roberto Tourinho", disse.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário