.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Profissionais de saúde do HEC passam por treinamento


A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Estadual da Criança (HEC) realizou, na última quinta-feira (1), um treinamento oferecido pela equipe do Sistema Estadual de Transplantes.

Durante o evento, discutiu-se o diagnóstico de morte encefálica, os aspectos éticos e legais, a manutenção do paciente em morte encefálica e a comunicação de más notícias. Para a diretora de Assistência à Saúde da unidade hospitalar, Dra. Milena Pessoa Pisápio, treinamentos como esse são muito importantes para capacitar ainda mais os profissionais de saúde.

“Participaram médicos, enfermeiros, enfermeirandas que realizam estágios em nossa unidade, e outros profissionais de saúde que trabalham em nossa unidade. Isso é muito importante, pois demonstra que nossos profissionais estão sempre buscando se atualizar e aprender cada vez mais para oferecer o melhor atendimento aos pacientes que chegam ao HEC”, declara a médica.

Sobre a doação de órgãos - Todas as pessoas são doadoras em potencial, após avaliação médica da história clínica e das doenças prévias, e existem dois tipos de doadores: o vivo e o falecido. A família do doador precisa saber dessa decisão, pois é ela quem vai autorizar o médico a fazer o transplante. É possível doar coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas e intestino (órgãos), e córnea, medula óssea, pele, osso, tendão, válvula cardíaca e sangue (tecidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário