.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Conscientização marca Dia de Combate à AIDS em Feira


O Dia Mundial de Combate a Aids, nesta terça-feira (1), em Feira de Santana, foi marcado pela realização de cerca de 300 testes rápidos e grátis de HIV e sífilis. O serviço foi ofertado pelo Centro de Referência Municipal de DST/HIV/AIDS, no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda e teve o objetivo de conscientizar a população para a doença que atinge quase 2 mil pessoas na cidade.

A testagem é rápida e pessoas com idade a partir de 13 anos puderam fazer o exame, sendo necessário apenas a apresentação de documento de identificação com foto. No inicio da manhã mais de 50 pessoas realizaram o teste que visa identificar alguma Doença Sexualmente Transmissível. “É importante porque você descobre com antecedência e fica mais fácil tratar e se não tiver a gente fica com a consciência limpa”, disse um jovem, que fez o teste e não quis se identificar.

A supervisora do Programa DST/HIV/AIDS, Joice Silva Azevedo, ressaltou a importância do teste para uma descoberta prévia do HIV. “Quanto mais precoce se descobrir a doença, mais qualidade de vida vai ter essa pessoa. Por isso a necessidade de realizar os testes. Como diz a campanha, conviver com a AIDS é ruim, mas é pior conviver com a dúvida”.

A supervisora destaca também que as pessoas devem sempre procurar a sede do programa, tanto para realizar os testes, como para fazer o tratamento. “As pessoas que desejarem fazer o teste em outro momento podem comparecer com documento de identificação e cartão do SUS”, afirma.

E também para que caso seja descoberta o apoio necessário seja prestado pela instituição, “Aqui o paciente tem o acompanhamento psicológico, médico e com o infectologista e também recebe medicação. Nós aqui acolhemos e orientamos esse paciente e mostrando para eles que a vida segue normalmente”, orientou Joice Silva.

Dados de Feira

Ao total o Centro de Referência Municipal atende 1870 pacientes, prestando apoio psicológico e médico. Desses 1822 são adultos e 60% homens, esses dados reafirmam a despreocupação com a saúde do sexo masculino. Que mesmo com acesso aos meios preventivos, ainda continuam sendo os mais responsáveis pela disseminação da doença na sociedade.

APOIO

A programação em alusão ao mês de combate a Aids também contou com o I Congresso de IST/Aids de Feira de Santana, realizado pela Faculdade Anísio Teixeira em parceria com o Governo Municipal. O congresso começou na segunda-feira, 30, e seguiu até ontem com o tema: “As diretrizes atuais para uma assistência integral”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário